Museu de pequenas curiosidades (parte I)

Quando chegamos aqui em Londres (há longínquos 7 meses), lembro que muitas pequenas coisas do dia a dia nos chamavam a atenção. Pequenos detalhes que vistos, feitos ou encarnados de maneira diferente a do Brasil. Claro: trata-se de uma cultura diferente, pensamentos diferentes e, principalmente, realidades diferentes.

Abaixo listamos algumas destas coisas.

• Conta de água: paga-se de uma vez só (ou parcelado) por um ano, valor fixo, praticamente sem limite de consumo (claro que o limite é a sua consciência de viver num planeta com recursos limitados).
• Diversidade cultural e étnica: é incrível, mas Londres é uma cidade que você ouve todos os sotaques falando inglês, línguas de todos os cantos do mundo (literalmente), roupas tradicionais e até tribais. Lembro que no nosso bairro (Tooting) é impossível caminhar mais do que cinco passos sem ver alguém de hijab (lenço que as mulheres muçulmanas usam).

hijabislay

• Faixa de pedestres: aqueles postes amarelos indicam que a preferência é sempre do pedestre. E todos os veículos (incluindo bicicletas) devem parar e esperar pelo pedestre.
• Poucas pessoas falam bom dia no local de trabalho. Esqueça o brasilianismo da super intimidade. Com o tempo as amizades evoluem e você consegue bater papo sobre amenidades.

50547048_010892401-1
• O metrô é quente, lotado e não tem sinal de celular. Os assentos são almofadados e a disposição deles é “de lado”.

3668b16900000578-0-boiling_commuters_struggle_with_the_scorching_summer_heat_on_a_c-a-365_1468939546374
• Muitas, mas muitas pessoas tomam café andando naqueles copos térmicos de cafeterias. São muitas opções e em todo lugar você encontra uma cafeteria. O chá anda meio em baixa por aqui, apesar deles tomarem sempre (veja mais a seguir).
• McDonalds com opção de café ou chá no lugar do refrigerante. É isso mesmo que você leu.
• Muitas coisas fecham no fim de semana ou bem cedo, inclusive shoppings. Lojas, restaurantes e farmácias fecham cedo. Esqueça o ritmo de São Paulo de ser (quase) tudo 24h.
• A tv aberta aqui não é aberta. Existe uma taxa mensal que se chama TV Licence.
• Dá pra comprar remédio no supermercado. E da pra comprar comida na farmácia.

Existem ainda outras coisas que deixamos separadas e publicaremos logo logo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s