How’s the weather today?

Tendo vivido tanto tempo em um país tropical muitas coisas passava batido. Até agora.

Morar em um país conhecido por seus seguidos dias cinzentos, a chuva que persiste  (eles têm até uma musiquinha infantil que diz:

Rain, rain go away

Come again another day.
Rain, rain go away
Little Johnny wants to play)

e temperaturas baixíssimas para os nossos padrões nos fez ver as estações de uma outra forma. E a partir daí, compreendemos a “tara” que o inglês tem no verão.

Quando chegamos, era Primavera. Dias gelados. Mas era muito latente o desabrochar das flores mesmo em uma megalópole como Londres. Eram flores em tudo quanto é lugar. Nos parques, nos cemitérios, nas praças e até no jardim aqui de casa.

O verão foi chegando beeeem de mansinho. A temperatura subia timidamente, o sol demorava mais para ir embora e no começo foi difícil colocar as meninas na cama. (Dias claros até 11PM!)

image3

O comércio, claro, se aproveitou disso e colocou todo seu estoque mega colorido nas prateleiras: brinquedos de praia, cestas de piquenique, biquínis, bolas, bebidas geladas… o carro do sorvete passando TODO dia na nossa rua..

image2

Com a chegada do verão, vimos uma Londres completamente diferente daquela do dia do nosso desembarque. Pessoas com roupas frescas, papetes (siiiim), chapéus e muito protetor solar. Essa foi uma coisa que me chamou a atenção: aqui temos 60 dias (arredondando pra cima!) de calor, e nesses 2 meses as pessoas realmente tomam cuidado com o sol. Chapéu, óculos, protetor solar são itens OBRIGATÓRIOS! Até na escola que trabalho as crianças usam esses itens para brincar no parque, por exemplo.

O verão dá um novo ritmo à vida por aqui.  E foi muito interessante sermos expectadores dessa rotina.

Churrasco durante a semana depois do trabalho (né,Rodrigo?); piquenique aos finais de semana nos incontáveis parques da cidade, áreas externas dos pubs lotadas!

Acontece que o verão foi saindo de mansinho. Chegamos em setembro e cadê o calor?

Os ingleses, e todos nós que escolhemos morar aqui, levamos o clima a sério e não desafiamos o frio: hora de sair de lenço, levar um casaquinho, um chapéu de inverno…

O clima é tão determinante aqui que não tem um dia que não começamos o dia na escola comentando como será o clima e o que teremos que usar para nos proteger…

“A moça do tempo” da BBC dá detalhes preciosíssimos sobre o clima do dia. Fog, velocidade do vento, sensação térmica… e eles têm uma página exclusiva para acompanharmos essas mudanças: https://m.bbc.co.uk/weather/2643743

image1

(Inclusive com app para iOS)

Com a chegada do inverno e dias curtos (amanhece por volta das 9AM e escurece por volta das 15PM) perceberemos mais e mais mudanças na nossa rotina. Todas elas ditadas pelo british weather.

Pegue sua caneca térmica e prepare-se com um macchiato bem feito. O inverno é looongo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s