Dentre as decisões mais importantes para a chegada aqui, a escolha pela região onde morar encabeça a lista como uma grande prioridade.
Londres é uma cidade dividida em zonas circulares concêntricas que são enumeradas de 1 a 6. Sendo zona 1 no centro e 6 a mais afastada do centro. Do ponto zero da cidade (city of London) as regiões são determinadas em N (de North), S (de South), E (de East) e W (de West). A partir daí, temos as variações para SW (South West), SE (South East), NE e assim por diante.
Além das letras – importantíssimas para sabermos onde estamos na cidade, o governo acrescentou números após essas letras e é assim que é composto o código postal daqui – que além de ajudar muito o Royal Mail, situa qualquer cidadão que deseja perambular por aqui.
Por exemplo, se você arrumar um trabalho em W1, de cara você já saberá que fica no centro da cidade, mais à Oeste. E se você morar em SW17, como a gente, sabe que está no sul de Londres, não tão perto do centro, não tão longe.

As quatro primeiras siglas do teu postcode ajuda – e muito! – saber onde é que você está em relação aos outros pontos da cidade.
Semana passada, pra vocês terem uma ideia, me chamaram para uma entrevista em uma escola. “A escola está localizada em SE22”, dizia o entrevistador. Eu nem imagino o nome do bairro, mas num lapso de segundos “fiz o caminho mentalmente” e vi que de SW17 até SE22 não seria fácil e rápido. Será que consegui me fazer entender?

A separação da cidade por zonas, também faz com que o sistema de transporte de trens e metrôs consiga tarifar sua passagem em distâncias em relação ao centro. Se você mora na zona 5 e trabalha na zona 2, pagará uma tarifa específica. Muitas pessoas levam em consideração na hora de decidir por um ou outro trabalho no tão aquecido mercado inglês – falamos sobre isso em um outro post.

Por mais que não faça muito sentido na minha cabeça, afinal de contas o cara que mora na zona 1 “teoricamente” teria grana para bancar uma vida nessa área e seria mais fácil para ele pagar uma tarifa mais alta, do que o cara que ‘escolheu’ vivem-na zona 5 por conta dos aluguéis mais em conta – em alguns casos.

Se seu postcode começa com alguma outra letra que não seja uma das mencionadas acima é provável que você more na região metropolitana da cidade – como Croydon – CR, ou Kingston Upon Thames – KT.
A divisão da cidade feita dessa forma, me ajudou muito a entender o crescimento de Londres, a especulação imobiliária e o deslocamento entre as regiões.

Muitos que chegam decidem pela casa após terem arrumado um trabalho, justamente para gastar menos com transporte público – a segunda maior despesa, “perdendo” apenas para o aluguel, em muitos casos.
Um comentário em “Postcode – escolhendo em qual região da cidade morar…”