O mais temido de todos os medos: alugar uma casa por aqui!
Se você já refletiu sobre a possibilidade de vir morar aqui, se já conversou com quem mora em Londres e se pesquisou pela internet, sabe que a parte mais difícil para quem chega aqui é conseguir um lugar para morar!
Desde que estávamos no Brasil pesquisávamos casas e apartamentos em algumas regiões que elegemos para morar: Raynes Park, Wimbledon, Colliers Wood, Tooting… através do aplicativo do Zoopla e do Right Move víamos as casas, preços, contas e o principal: o que era preciso para fechar o contrato!
Os landlords (proprietários dos imóveis) consultam seu credit score (espécie de rating que define se você é um bom pagador). Mas…. como consultar o credit score de alguém que nunca viveu no Reino Unido? Aí começam os problemas!

Nesses casos, muitas pessoas optam em dividir quartos (e banheiros!) em casas já alugadas por outras pessoas, muitas delas brasileiros também. Fica mais barato e você se livra de ter que comprovar algo que muitas vezes é impossível.
Para nós, essa opção estava fora de cogitação e por isso, o caminho seria outro.
Sem comprovar vínculos, os landlords passam a aceitar que você pague 6 meses de aluguel adiantado (ai meu bolso!), por este – e muitos outros motivos – é preciso ter um bom planejamento financeiro.
Ao alugar uma casa através de uma imobiliária, é preciso que cada novo morador pague uma taxa (fee) de cadastro: algo em torno de £80 e não reembolsável!
Procuramos INÚMERAS casas, visitamos umas tantas outras… e de um dia para o outro a casa dos sonhos já tinha sido alugada. Daí, era começar do zero novamente…
Muita calma nessa hora!
Foi um balde de água fria… Mas, no final das contas, conseguimos alugar a casa pagando 6 semanas de aluguel adiantado.

Depois de alugada a casa, é hora de pensar em outras coisas… as contas mensais!
- Água (que optamos pagar anual);
- Eletricidade (que carregamos a cada 20 dias no off licence);
- Gás (que pagamos pouco no verão);
- Internet (£30 por mês)
- TV license (valor obrigatório para quem quer ter tv em casa);
- Council tax (equivalente ao IPTU): valor obrigatório e definido a partir do Council que você escolheu morar.
Não esqueça de incluir esses gastos mensais em sua projeção.
É importante estar atento a essas contas porque são elas que servirão como comprovante de endereço quando você for abrir sua conta em algum banco.
Muitas casas em Londres já são alugadas com mobílias: camas, armários, sofás, panelas, talheres, varais, criados-mudo, cadeiras… portanto nesse quesito precisamos nos preocupar com pouca coisa.

A maioria das casas aqui possuem janelas double-glazed (uma camada dupla de vidro pra manter a casa quente durante o inverno) e esse detalhe pode fazer com que você economize muitas libras com a conta de gás no inverno!
Se sua casa tiver jardim, lá provavelmente haverá uma shed: uma casinha onde você poderá guardar muitas coisas que não usa com frequência.

Outra coisa bastante comum por aqui são as storages- armários pelos corredores e entrada da casa para você guardar casacos e botas, por exemplo.
As casas são diferentes das casas brasileiras em muitos pontos:
- Não tem tanque (tudo vai pra máquina de lavar);
- A máquina de lavar fica na cozinha (veja a primeira foto)ç
- Muitas vezes o banheiro é dividido em dois: vaso sanitário e banheira;
- As casas possuem carpetes. Portanto, é bem comum que você deixe de entrar em casa de sapatos!
O caminho para você finalmente dizer home sweet home é árduo e cheio de obstáculos, mas depois da uma satisfação danada!
Camila o aluguel é mensal ou semanal?
CurtirCurtir
Nós pagamos mensal, mas a maioria dos lugares cobra por semana.
CurtirCurtir